18.4.13

Pão Caseiro saindo... receita legal.



Ser mãe e conciliar com tantos outros afazeres não é fácil mas é claro que sempre damos um jeitinho prá atender a quem amamos certo? E se este desejo vem dos seus filhos, bem, é claro que você vai achar um jeitinho de atender da melhor forma.



Eu já dei esta receita aqui no blog mas vou reescrevê-la prá quem ainda não conhece e curte fazer pão caseiro. Dá um trabalhinho considerável mas fica tãaaaaaaaaaaaaaaao gostoso, que vai valer a pena. CORAGEM! Se vc tem um cachorrinho levado e tão fofo quanto o Ben, ele deve ficar fora da cozinha para evitar acidentes... afinal, você colocará a mão na massa e se algo cair no chão, não fará bem prá ele ok?


Ingredientes da Focaccia

4 tabletes de fermento fresco para pão (60g)
2 xícaras de leite morno (480 ml)
¾ de xícara de manteiga (150 g) em temperatura ambiente
¾ de xícara de açúcar (135 g)
1 colher de chá de sal
1 kg de farinha de trigo + um punhado para polvilhar a forma
¼ de xícara de azeite de oliva (60 ml)
3 ramos de alecrim frescos desfolhados (sem aquele galinho duro, só as folhas)
1 colher de chá de sal grosso (aquele para churrasco)

Como fazer:

1.Em uma tigela grande, esmague os tabletes de fermento e junte a eles uma colher de sopa de açúcar. O fermento vai ficar líquido. Adicione meia xícara de leite morno, mais uma colher de sopa de farinha de trigo, misture bem, cubra com um pano e deixe descansar. A mistura vai virar uma espécie de esponja. Num dia quente, isso não leva mais do que 10, 15 minutos.

2.Sobre esta esponja, derrame o restante do leite, a manteiga em temperatura ambiente, o restante do açúcar, o sal e misture bem com uma colher de pau.

3.Vá adicionando a farinha aos poucos e mexendo com a colher até que a massa fique consistente o bastante para amassar com as mãos. Continue a incorporar a farinha, desta vez com a mão na massa. PARTY TIME!!!! Coloque menos farinha de cada vez, para ficar mais fácil de trabalhar a massa. Utilize toda a farinha do pacote.

4.Deixe a massa descansar, coberta com um pano, por 30 minutos. Aproveite para ler o jornal!!!

5.Nesse momento, ligue o forno na temperatura média e polvilhe uma assadeira bem grande com a farinha. Não é necessário untar.

6.Passados os 30 minutos de descanso (seu e do pão), arrume a massa na assadeira polvilhada. E agora vem a melhor parte: com as pontas dos dedos, faça buraquinhos em toda a superfície da massa. Derrame o azeite e espalhe delicadamente com as mãos. Polvilhe com o alecrim e o sal grosso.



Pronto. Agora é só chamar a família e fazer um MEGA lanche com todo mundo.

Prá servir, disponha os pães em cestas super fofas... temos algumas dicas da nossa loja prá vocês:

Estes cestos de rattan são multi uso... para pães ficam fofos.

Cestinhos de palha forrados com tecidinhos estampados 100% algodão.. super fofos!


Kit com 2 cestos de pães exclusivos da Villa Pano.



Espero que vocês façam a focaccia em casa... é uma delícia!

abraço,
Renata




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...